Projetos Especiais

A EcoSoft desenvolve soluções customizadas e inovadoras para aqueles problemas ou situações que ainda não dispõem de soluções satisfatórias padronizadas de mercado, englobando ações de monitoramento de fontes emissoras e qualidade do ar, coleta, integração e transmissão remota de dados, softwares, dentre outras.

Rede automática de monitoramento de emissões difusas de partículas (RAMP)

A RAMP é uma Rede Automática de Monitoramento de Emissões Fugitivas de Partículas, formada por um conjunto de estações medidoras estrategicamente posicionadas ao redor de uma determinada fonte emissora de interesse, que medem o perfil vertical de concentrações de partículas suspensas na atmosfera.

A partir das variações das concentrações de poeira detectadas a barlavento e sotavento da fonte de interesse, juntamente com a medição do fluxo de ar passante pela fonte (direção e velocidade do vento), a RAMP quantifica continuamente a taxa de emissão (kg/h) de material particulado gerada pela fonte monitorada. Os dados são gerados em intervalos programados de 5, 10 ou 15 minutos e enviados ao SSED (Sistema Supervisório de Emissões Difusas) para processamento, via internet (GPRS celular).

O SSED é um aplicativo capaz de interpretar e integrar as informações recebidas da RAMP, calculando a taxa de emissão de partículas (kg de partículas/hora) geradas por um determinado setor monitorado de forma contínua, 24 horas por dia.

As emissões das fontes monitoradas podem ser visualizadas continuamente através do aplicativo Atmos ou através de smartphone e pela internet (necessária adesão ao serviço do sistema Ambion da EcoSoft). No caso de ocorrência de eventos de emissões de poeira além de um determinado valor pré-definido, a RAMP pode enviar avisos por SMS ou e-mail aos respectivos responsáveis pelo setor afetado, possibilitando a tomada de ações imediatas para neutralização das causas do problema, no momento em que este está ocorrendo ou quando está na iminência de ocorrer.

Todos os equipamentos que compõem uma RAMP são projetados e construídos para resistir a severas condições operacionais da área de produção, por longo período de operação contínua.

A tecnologia do sistema RAMP foi desenvolvido pela EcoSoft, sendo a única empresa no Brasil capaz de fornecer esse sistema, que já está em uso há mais de 4 anos em diversas empresas no Brasil e no exterior. Trata-se de uma solução inovadora que tem auxiliado empresas numa das mais complexas tarefas de gestão ambiental, que é efetivo controle das emissões fugitivas de poeira em vias de tráfego, pátios de estocagem de materiais, manuseio de materiais pulverulentos, dentre outras atividades.

image019