Monitoramento

Quando o assunto é monitoramento atmosférico, a EcoSoft tem a solução para qualquer necessidade. Dispomos de modernos equipamentos certificados e equipe especializada para realizar campanhas de monitoramento da qualidade do ar, meteorologia ou medições de emissões atmosféricas, em qualquer localidade do Brasil. Realizamos ainda a operação e manutenção de redes de monitoramento de terceiros, notadamente de empresas e órgãos ambientais, seguindo protocolos de qualidade mundialmente aceitos.

Monitoramento da qualidade do ar e meteorologia

A EcoSoft dispõe de estações móveis automatizadas para a prestação de serviços de monitoramento da qualidade do ar e meteorologia em qualquer localidade do Brasil, para os poluentes PTS (Partículas Totais em Suspensão), PM10 (Partículas Inaláveis < 10 µm), PM2,5 (Partículas Inaláveis < 2,5 µm), SO2 (Dióxido de Enxofre), NOx (Óxidos de Nitrogênio), NO (Monóxido de Nitrogênio), NO2 (Dióxido de Nitrogênio), CO (Monóxido de Carbono), O3 (Ozônio), HCT (Hidrocarbonetos Totais), HCnM (Hidrocarbonetos, exceto Metano), CH4 (Metano), além dos parâmetros meteorológicos Direção do Vento, Velocidade do Vento, Temperatura do Ar, Precipitação Pluviométrica, Pressão Atmosférica, Umidade Relativa do Ar e Radiação Solar Global. Outros poluentes e parâmetros meteorológicos podem ser monitorados sob demanda específica.

De acordo com as necessidades de cada cliente e situação, um plano de monitoramento é traçado e uma ou mais estações de monitoramento são instaladas em locais estratégicos, onde permanecem pelo tempo necessário para diagnosticar os níveis de poluentes e as condições meteorológicas presentes na região a ser avaliada.

Os dados gerados pelas estações de monitoramento são enviados remotamente ao Centro Supervisório da EcoSoft, onde são continuamente avaliados e utilizados para a confecção de relatórios de qualidade do ar por nossa equipe especializada.

Todos os equipamentos de monitoramento utilizados neste serviço são certificados por entidades internacionais (US EPA, CE, TUV, etc), sendo mantidos e calibrados conforme metodologias homologadas internacionalmente, garantindo a qualidade e confiabilidade dos dados gerados.

A EcoSoft possui certificação SGQ-TEC (norma equivalente à ISO 9001 e voltada para empresas de tecnologia) e está em processo de implantação da norma ISO 17025, específica para serviços de calibração e ensaio (medição) executados pela empresa..

O serviço de monitoramento da qualidade do ar e meteorologia é muito empregado em diagnósticos que compõe EIAs/RIMAs de diversos empreendimentos, bem como para prospectar ou avaliar a situação da qualidade do ar em áreas influenciadas por um ou mais empreendimentos que não dispõem de sua própria rede de monitoramento ou não são cobertos por sistemas de monitoramento dos órgãos ambientais.

Esse tipo de serviço é também utilizado por tempo determinado para atendimento a condicionantes de licenciamentos ambientais, enquanto o cliente providencia a aquisição e instalação de sua própria rede de monitoramento.

Operação de redes de monitoramento de terceiros
Operar adequadamente e com qualidade uma rede ou sistema de monitoramento ambiental é uma tarefa que exige conhecimento e experiência. Em muitos casos, visando não perder o foco em seu próprio negócio ou por não ter equipe capacitada ou disponível, empresas e órgãos governamentais preferem entregar essa tarefa a uma empresa capacitada.

A EcoSoft é especialista em terceirização ou outsourcing de operação de redes de monitoramento da qualidade do ar, meteorologia e de sistema de monitoramento contínuo de emissões atmosféricas, pertencentes a empresas privadas e órgãos ambientais governamentais.

De acordo com as características da rede de monitoramento a ser mantida e operada, tais como porte, tecnologia empregada nas medições, disponibilidade de dados requerida, disponibilidade de peças de reposição e consumíveis, localização, dentre outras variáveis, é proposto um plano operacional customizado às necessidades de cada cliente. Desta forma, garantimos a melhor relação de custo x benefício, associada à qualidade e disponibilidade de dados.

Com mais de 19 anos de experiência, a EcoSoft é líder em operação terceirizada de redes de monitoramento da qualidade do ar no Brasil, desempenhando este serviço com a confiabilidade e qualidade certificada pelo SGQ-TEC (Sistema da Gestão da Qualidade para Empresas de Tecnologia), equivalente à ISO 9001.

De acordo com os requisitos de cada cliente, a operação de rede de monitoramento pode incluir a manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de medição, calibração e aferição dos instrumentos, fornecimento de consumíveis, peças de reposição, análise e validação dos dados gerados, geração de relatórios periódicos de acompanhamento das variáveis medidas, supervisão de dados em tempo real e auditoria dos sistemas de monitoramento. Por falta de normatização nacional, a EcoSoft utiliza a metodologia e requisitos da USEPA em suas operações.

Dispomos de laboratório e equipe próprios para manutenção e calibração dos equipamentos de medição, além de equipe técnica especializada para a realização da operação dos sistemas de monitoramento, análise e supervisão de dados.

Medição da emissão de poluentes atmosféricos em chaminés
As medições de chaminé são realizadas conforme as normas ABNT, USEPA e CETESB, utilizando equipamentos calibrados e certificados, bem como equipe técnica especializada.

Além das medições convencionais realizadas por amostragem isocinética manual, dispomos de monitores automáticos portáteis certificados para a medição automatizada de poluentes gasosos em tempo real, possibilitando a realizações de testes de desempenho e ajustes de sistemas de controle e do processo produtivo.

Nossos monitores automáticos portáteis de gases em chaminés também são capazes de substituir sistemas fixos de monitoramento de chaminé existentes enquanto são realizadas manutenções programadas, além de possibilitar a realização de testes de performance (medição à montante e jusante de sistemas de controle da poluição) ou mesmo complementar os sistemas de monitoramento instalados para parâmetros não medidos regularmente.

A EcoSoft também realiza medições de chaminés para auditoria de desempenho dos sistemas de controle da poluição ou dos sistemas de monitoramento das emissões instalados nas chaminés.

Somos capazes de monitorar a emissão dos seguintes poluentes em chaminés: MP (Material Particulado Total), NOx (Óxidos de Nitrogênio), SOx (Óxidos de Enxofre), CO (Monóxido de Carbono), CO2 (Dióxido de Carbono), BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno), H2S (Sulfeto de Hidrogênio), VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), HF (Fluoreto de Hidrogênio), HCl (Ácido Clorídrico), dentre outros.

Consulte-nos caso seja necessário medir a emissão atmosférica em chaminé de algum poluente não relacionado anteriormente.

medicao_poluts_chamine

Medição de emissão de material particulado em fontes difusas
Realizada através de técnicas de alta frequência de medição do fluxo de partículas no perímetro da fonte difusa (ou fugitiva) emissora de poeira (método do perfil de exposição).

Apesar do princípio de medição ser mundialmente consagrado, essa técnica de medição foi aprimorada, sendo exclusivamente aplicada no Brasil pela EcoSoft para o monitoramento eventual ou contínuo de emissões fugitivas de poeira em processos de armazenamento e movimentação de materiais fragmentados (pilhas e pátios), torres de transferência, vias de tráfego, emissões fugitivas de silos e galpões, áreas de mineração, construção civil e outras fontes difusas de poeira.

A técnica de medição utilizada permite a obtenção de taxas de emissão de partículas (kg/h de poeira emitida) de diversas granulometrias (PTS, PM10, PM2,5).

As medições de emissões difusas de poeira são amplamente utilizadas ainda para a determinação da eficiência de mecanismos de controle e atenuação da emissão de particulados (sistemas de aspersão, supressores de pó, polímeros, wind fences, enclausuramentos, etc).

Para a realização desse tipo de medição, a EcoSoft dispõe de equipamento móvel próprio exclusivo no Brasil, além de mão de obra especializada.

image009

Detecção e quantificação de vazamentos de gases e vapores orgânicos em indústrias químicas e petroquímicas
Esse serviço proporciona o mapeamento e o inventário preciso das emissões fugitivas de compostos orgânicos voláteis (COV) em plantas industriais que realizam a extração, o processamento e o armazenagem de matérias primas e produtos voláteis (refinarias de petróleo, tancagens de combustíveis, coquerias, carboquímicas, etc.), possibilitando a implementação de um programa LDAR (Leak Detect and Repair), ou seja, de detecção e quantificação de vazamentos em válvulas, tanques, flanges, respiros, tubulações, selos, bombas, compressores e outros equipamentos de produção, movimentação e armazenagem de combustíveis e hidrocarbonetos voláteis, como posterior reparo desses vazamentos.

image011  image013

A detecção seguida do reparo dos vazamentos, que compõem a base de um programa LDAR, proporciona a melhoria das condições ambientais, de saúde, segurança e higiene ocupacional do empreendimento, redução dos níveis de COV no entorno do empreendimento, redução de perdas, redução do risco de incêndio e explosão, além da redução dos custos com apólices de seguros.

image016  image015