Softwares

SIA – Sistema de Informações Ambientais

O SIA é um aplicativo especialista em gestão ambiental desenvolvido e comercializado pela Ecosoft. É capaz de gerenciar de forma integrada, em ambiente multi-usuário, multi-empresa ou corporativo, as diversas atividades relativas à corporação, incluindo a gestão de sistemas da qualidade propriamente ditos e gestão de resíduos e subprodutos. Possui uma arquitetura de dados configurável, que se ajusta às diferentes necessidades e culturas de cada cliente. O SIA permite acessibilidade e integração das informações contidas em sua base de dados com outros aplicativos, pois utiliza bancos de dados de mercado (Oracle, SQL Server, Sybase, Informix, Firebird, Postgres, etc), proporcionando um ambiente de trabalho corporativo, com segurança, desempenho, padronização e transparência da informação.

O SIA é o produto mais completo para a gestão ambiental disponível no Brasil. Atualmente na versão 4.7 e já com 18 anos de vida, é uma ferramenta que acumula larga experiência e que evolui continuamente, graças às colaborações de nossos clientes e ao dedicado trabalho da equipe de desenvolvimento. O SIA é disponibilizado em módulos que podem ser adquiridos separadamente de acordo com as necessidades da cada cliente:

Há uma versão do SIA compatível com as necessidades da empresa, porte do empreendimento, complexidade de gestão e número de usuários do sistema.

Consulte-nos para que possamos indicar a configuração mais adequada para o seu caso. Conheça abaixo mais detalhadamente cada uma de nossas ferramentas e softwares:

ATMOS
É uma ferramenta avançada de planejamento, gerenciamento e análise do monitoramento de quaisquer variáveis numéricas em uma ou múltiplas empresas. O sistema suporta um elevado volume de dados e dispõe de ferramentas estatísticas e gráficas complexas para análise e interpretação dos mesmos. Possui recursos avançados de geoprocessamento, relatórios, inventários e formulações. image023 Definição de Monitoramento Para ser um software flexível e abrangente voltado ao monitoramento de qualquer variável numérica, o ATMOS trabalha com um conceito singular para definição e configuração do monitoramento. O sistema armazena temáticas, locais de medição, materiais amostrados e os parâmetros medidos, além do período, frequência, posicionamento vertical, e demais informações que forem julgadas necessárias.

image024

Locais e Entidades Monitoradas são os pontos, locais, áreas, seres ou objetos onde se coletam as amostras de material para análise dos parâmetros de interesse. Ex.: estação de monitoramento hídrico, chaminé, um animal, uma árvore, etc. Os locais podem ser georreferenciados em projetos de geoprocessamento, sendo possível assim realizar o monitoramento, através do espaço e do tempo. A elaboração de um Monitoramento no Atmos é uma tarefa de fácil execução, apesar da complexidade de organização da informação que o sistema permite. O Atmos cria uma base de dados especialista, totalmente integrada a qualquer outra variável monitorada, permitindo o início da alimentação dos dados, quer seja por via manual ou por mecanismos automatizados utilizando o MIGRIS. Uma das principais telas do Atmos é a de Medições, ela disponibiliza ferramentas de validação de dados, permitindo a fácil e rápida identificação de dados suspeitos por comportamento atípico, repetição ou não atendimento a regras de qualidade. Desta forma, a validação de grandes volumes e tipologias de dados torna-se uma tarefa mais precisa e fácil de ser executada.

image025

É possível também transformar longas séries de dados em informações úteis e compreensivas através da ferramenta de Análises Estatísticas. Dentre as análises, segue o exemplo de regressão, rosa dos ventos e análises de IQA: image026 image027 Análises de IQA proporcionam a rápida confecção de relatórios de qualidade ambiental, a partir das configurações definidas pelo usuário e dos dados gerados pelo monitoramento, na forma de gráficos e tabelas.

image028

Para visualização, análise e controle “on-line” (vigilância) dos dados medidos armazenados, utilizamos a tela de Supervisório. Ele exibe continuamente as informações mais recentes relativas às medições realizadas, podendo ainda indicar o atendimento aos padrões estabelecidos e as tendências de cada série, emitindo alarmes sonoros para situações críticas. A visualização do supervisório pode ser feita de vários modos: gráfico, mapa, planilha, rede, SSED ou IQA.

image029

image030

Geoprocessamento Console de Geoprocessamento permite a edição e análise das variáveis monitoradas no espaço e no tempo. Possibilita o acesso e atualização simultânea por múltiplos usuários em rede, uma vez que todas as camadas e objetos são armazenados no banco de dados (objetos espaciais, referenciais e dados). Trabalha com informações vetoriais e rasterizadas. Possui suporte para edição de diversos objetos como símbolos, pontos, linhas, arcos, polígonos, áreas, textos em diversos formatos, tabelas, círculos e imagens.

image031

image032

AMBION
O sistema web AMBION é uma ferramenta para a gestão do monitoramento ambiental de quaisquer variáveis em uma empresa ou organização. Trata-se de uma plataforma especializada que permite o registro fácil, seguro e organizado de longas séries de dados. Essa plataforma organizada e segura propicia a transformação de dados em informação, por meio de relatórios, gráficos e análises estatísticas avançadas, aumentando a base de conhecimento de sua organização.

image033

Funções e características mais importantes:

  • O Centro Supervisório proporciona vigilância contínua e automatizada dos dados monitorados em tempo online, com auto diagnose para a detecção de violações de padrões ou limites estabelecidos pelo usuário, empresa ou legislação vigente, emitindo alarmes sonoros para quando houver não conformidades.

OBS: Todos os cadastros e configurações dos supervisórios são feitas através do ATMOS. image034

  • Na tela de Medições o usuário poderá analisar os resultados dos parâmetros ambientais, inseridos através do ATMOS, e efetuar rotinas baseadas nestas informações. Por exemplo, estatísticas, relatórios de monitoramento, análises de IQA.

image035

  • Utilize as ferramentas de Análises Estatísticas para transformar longas séries de dados em informações úteis e compreensivas. Dentre as análises disponíveis, segue o exemplo de análises de IQA, rosa dos ventos e Radar de Poluentes:

image028 image036 image037

MIGRIS
É um software integrador de sistemas de informação. Ele trabalha continuamente para alimentar automaticamente o banco de dados do ATMOS, a partir de outros sistemas de coleta ou gestão, tais como sistemas supervisórios da produção industrial, sistemas de coletas de dados de redes automáticas de monitoramento ambiental, bancos de dados de sistemas de automação e produção, dentre outras possibilidades. Funções e características mais importantes:

  • Estabilidade – o MIGRIS manter-se em funcionamento ininterrupto 24 horas por dia, sete dias por semana.
  • Segurança – é uma das principais características do MIGRIS, que mantém controle total sobre os acessos realizados, utilizando senhas, protocolos proprietários e criptografia.
  • Conexões Ativas – são configuradas para coleta ou envio de dados às fontes e destinos desejados. As conexões ativas são programadas para, na frequência desejada, executarem suas ações de transacionar dados.
  • Conexões Passivas – são configuradas para permanecerem no modo de espera, até que outro MIGRIS realize alguma chamada de interconexão para transferência.

image019 As Conexões de comunicação do MIGRIS foram desenvolvidas para prover uma ampla gama de possibilidades, abrangendo protocolos e acessos com padrões de mercado e também com protocolos proprietários de diversos fabricantes de dataloggers e sistemas de automação e supervisão de processos. As conexões do MIGRIS são configuráveis conforme as necessidades do usuário, permitindo a automatização da alimentação da base de dados do ATMOS e a interconexão com outras bases de dados de interesse.

image020

Registro de Eventos ocorridos no MIGRIS, como falhas na transferência de dados, anormalidades, erros operacionais e outras situações relevantes ocorridas, são gravadas e mantidas, gerando um histórico que auxilia na depuração de problemas operacionais ocorridos.

image021

Cada dado, antes de ser migrado para o banco de dados do ATMOS, é minuciosamente validado pelo MIGRIS, evitando retrabalhos e equívocos de informação. Nesta tarefa são utilizadas as informações cadastradas para cada variável do ATMOS, tais como limites de detecção inferior e superior do método de medição utilizado. O MIGRIS se encarrega ainda de verificar as frequências e tempos de médias de cada variável, não permitindo que haja sobreposição de dados para um mesmo espaço temporal. Para permitir um perfeito acoplamento de dados originados de outros sistemas para o ATMOS, o MIGRIS conta com uma ferramenta de configuração da nominação externa de suas variáveis, na forma de TAGs ou rótulos de dados, que garante total consistência no intercâmbio de dados, incluindo adequações de unidades de medição externa e interna, flags de validação e fatores de correção ou ajuste. image022 O MIGRIS é também utilizado para automatizar a troca de dados entre empresas e órgãos de controle, eliminando o envio de relatórios periódicos (em papel) obrigatórios de monitoramento manual e contínuo pelas empresas, com total segurança e agilidade. A troca de dados entre empresas também pode ser realizada de forma segura e automatizada, potencializando a gestão ambiental de uma mesma região de interesse.

SOLIDUS
A geração, movimentação e destinação de resíduos, subprodutos e matérias-primas em uma empresa são atividades extremamente dinâmicas, cujo gerenciamento é um constante desafio. O módulo SOLIDUS auxilia no controle de todas as etapas e ações envolvidas na gestão de resíduos. Recursos avançados de controle de balanço de massa permitem a manutenção do inventário de resíduos da empresa constantemente atualizado, mesmo utilizando diferentes lógicas operacionais.

Os Meios de Transporte utilizados na movimentação de resíduos podem ser cadastrados e gerenciados, sendo possível o controle de movimentações realizadas por cada veículo cadastrado, e ainda totalizados pela empresa transportadora.

image012

A Compatibilidade de Resíduos é trabalhada no SOLIDUS de duas maneiras:

  • Compatibilidade de Transformação, que define as possibilidades de reciclagem ou tratamento de um resíduo, bem como os novos resíduos, subprodutos ou matérias primas resultantes da operação;
  • Incompatibilidade de Disposição Conjunta, que define regras que evitam ou impedem que resíduos incompatíveis sejam misturados ou mesmo dispostos nos mesmos locais, evitando prejuízos e acidentes.image013

O SOLIDUS auxilia a elaboração do Inventário de Resíduos, Subprodutos e Materiais, oferecendo recursos especialmente elaborados para essa finalidade. Inicialmente, os Locais de geração, armazenamento, tratamento, disposição, reutilização ou consumo dos resíduos são cadastrados, podendo ser espacialmente localizados (georreferenciados).

image014

image015 A atividade de movimentar resíduos e subprodutos em uma ou mais empresas pode ser distribuída para aqueles colaboradores que geram, transportam, armazenam, beneficiam, consomem ou realizam outras operações envolvendo resíduos. Este modo operacional permite a divisão de trabalho e responsabilidades, além de tornar a contabilização de resíduos um processo on line. A configuração inicial orienta o usuário nas ações a serem realizadas, indicando rotas, destinos, manejos, acondicionamento e outras medidas recomendadas para a movimentação de determinado material.

image016

A cada movimentação realizada, os estoques de material na origem e no destino são automaticamente atualizados. Manifestos podem ser emitidos para registrar duplamente as movimentações realizadas, através de comprovantes impressos e assinados pelo emissor e receptor do resíduo. image017 image018

VISUM
O módulo VISUM é uma poderosa ferramenta de apoio para o sistema de gestão da qualidade, ambiental e de saúde e segurança da empresa (ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18000), que facilita a implementação e a manutenção das políticas da qualidade, de forma integrada ou não.

Requisitos Legais e Outros Requisitos, tais como leis, normas técnicas, decretos, alvarás, políticas, resoluções e licenças, são facilmente cadastrados, organizados e mantidos, numa estrutura funcional que permite ampla pesquisa e associação com outros elementos da qualidade, tais como Não conformidades, Documentos, Gerenciamento de Projetos, Aspectos Ambientais, Fatores de Risco, Padrões de Monitoramento, dentre outros.

image002 Quanto ao item Comunicações, o VISUM dispõe de um conjunto de ferramentas para o cadastro e acompanhamento das comunicações recebidas, passando por um fluxo de avaliação, análise e resposta, configurável de acordo com a política da empresa. Além disso, as comunicações podem ser diretamente relacionadas a Aspectos/Fatores de Risco, Documentos, Equipamentos, Não conformidades e Projetos.

image003

O registro de Não Conformidades é fácil e organizado. De acordo com a cultura propagada na empresa, é possível configurar os registros por natureza (ex.: Não Conformidade, Não Conformidade Maior, Não Conformidade Menor, Oportunidade de Melhoria, Não Conformidade Potencial, Ocorrência), por classes (Desempenho, Processo, Produto, Sistema), por causas, meios de identificação, tipologia, processo e órgão envolvido. O sistema proporciona a abertura, acompanhamento e encerramento de ações preventivas e corretivas (SAP/SAC) para o controle ou eliminação da não conformidade.

image004

As Ações Corretivas, Preventivas e de Melhoria implementadas após a ocorrência de Não Conformidades são cadastradas, planejadas e acompanhadas até o seu encerramento, visando à eliminação ou controle da situação não conforme.

image005

Gerencie a programação de Auditorias, a tipologia, os auditores envolvidos, os processos e atividades a serem auditados, os objetivos, o escopo, a abrangência, a lista de verificação, os documentos de referência, os participantes, a reunião de abertura, o parecer da equipe de auditores, as não conformidades encontradas, os documentos verificados, as conclusões da auditoria e a reunião de encerramento.

image006

As reuniões de Análise Crítica são realizadas e planejadas, permitindo a o registro dos participantes, agenda de trabalho, assuntos tratados e conclusões obtidas, além do planejamento de tarefas a serem executadas em função das deliberações extraídas da reunião.

image007

Com a tela de Projetos é possível concentrar todas as atividades em execução e a serem executadas na implementação do plano de gestão, com acompanhamento de responsabilidades, prazos e interações entre diferentes projetos, incluindo orçamento.

image008

O gerenciador de Tarefas permite o cadastro e acompanhamento de todas as obrigações de cada usuário, dentro do sistema de gestão. Ele interage com praticamente todos os módulos do VISUM, sempre que houver alguma ação a ser planejada ou realizada. O sistema possui tipos de tarefas pré-definidas, sendo possível a inserção de novos tipos, de acordo com a conveniência.

image009

A identificação e registro dos Aspectos/Fatores de Risco pode se dar de forma simultânea, por meio de múltiplos colaboradores, agilizando as tarefas e dividindo trabalho e as responsabilidades. Cada aspecto/fator de risco é associado a seus respectivos impactos/danos. Filtros de significância criados pelo usuário permitem a avaliação dos aspectos de forma muito intuitiva. Revisões periódicas podem ser executadas no VISUM, mantendo o histórico de aspectos e permitindo a avaliação da evolução da empresa.

image010

Com a tela de Documentos mantenha total controle sobre seus documentos. Controle a distribuição de documentos e faça comentários sobre eles, facilitando o seu entendimento e dando dicas sobre sua utilização. Edite documentos em grupo, passando por ciclos de aprovação. Revise e mantenha revisões dos documentos controlados, sem risco de utilização de versões obsoletas.

image011