ECOPS: tecnologia da EcoSoft inaugura nova era no monitoramento de partículas sedimentáveis
28/10/2025 9:00 pm
O monitoramento da qualidade do ar na Região Metropolitana da Grande Vitória acaba de alcançar um novo patamar com a adoção do ECOPS, monitor desenvolvido pela EcoSoft para a medição contínua e em tempo real de partículas em suspensão (PTS, MP10, MP2.5 e MP1.0) e partículas sedimentáveis (PS), também popularmente chamadas de “pó preto”.
O material particulado (MP) é um poluente atmosférico presente em todo o nosso planeta. As partículas são geralmente classificadas de acordo com seu diâmetro aerodinâmico, geralmente medido em micrômetros. Os indicadores comumente usados para descrever o MP referem-se às concentrações de partículas em suspensão no ar, por exemplo: PTS, MP10, MP2.5. Quanto mais finas as partículas, maior o risco potencial à saúde. Já as partículas sedimentáveis (PS), que se depositam gradualmente sobre as superfícies, também podem representar um problema ambiental relevante por causar sujidade, incômodos à população e outros danos decorrentes dessa deposição.
Historicamente, o monitoramento de PS no Brasil é realizado pelo método manual com jarros de sedimentação, um processo aparentemente simples, mas sujeito a inúmeras interferências ambientais e operacionais. Além disso, o método tradicional requer 30 dias de exposição dos jarros para obtenção de um único resultado, o que torna muito demorada a capacidade de resposta dos atores envolvidos no controle desse tipo de poluente.
Com o objetivo de aprimorar esse monitoramento, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) do Estado do Espírito Santo lançou o Edital de chamamento público nº 001/2024 para a Identificação de novas tecnologias direcionadas ao monitoramento contínuo e automatizado de material particulado. Antes disso, o Iema havia testado, por dois anos, um equipamento de origem francesa que não apresentou a performance esperada.
A partir desse chamamento, a EcoSoft apresentou e testou, ao longo de seis meses, o monitor ECOPS – sistema inédito e único no mundo capaz de monitorar simultaneamente partículas sedimentáveis e partículas em suspensão. O monitor ECOPS foi desenvolvido pela EcoSoft desde 2020 e já vinha sendo testado em outras localidades, tendo sido aprimorado na versão testada pelo Iema. O projeto contou com acompanhamento técnico do Iema e, após a etapa de testes, foi aprovado para uso regular no monitoramento da qualidade do ar na Grande Vitória.
Com a aprovação, o ECOPS passará a integrar a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr) da Grande Vitória, sendo instalado em oito estações de monitoramento. O sistema fornecerá dados atualizados a cada hora da taxa de deposição de partículas sedimentáveis, permitindo ações imediatas em caso de detecção de aumentos nos níveis de pó preto, um avanço significativo para a gestão ambiental e a proteção da saúde e bem-estar da população.
O ECOPS representa mais um marco no compromisso da EcoSoft com a inovação tecnológica e o desenvolvimento de soluções ambientais voltadas ao aprimoramento da gestão da qualidade do ar, e um motivo de orgulho por ser uma tecnologia brasileira e capixaba.
Saiba mais sobre os acordos firmados pelo Governo do Estado do Espírito Santo para aprimorar o monitoramento da qualidade do ar.

