Estudos e Projetos

Desenvolvemos uma ampla gama de serviços relacionados ao meio ambiente em geral, com destaque para a gestão de emissões atmosféricas, qualidade do ar e meteorologia.

Estudos prognósticos e diagnósticos de impacto na qualidade do ar
Elaborados com base em protocolos mundialmente reconhecidos e auxiliados por modelos meteorológicos e de dispersão atmosférica de última geração, tais estudos permitem identificar os impactos de fontes emissoras de poluentes atmosféricos na qualidade do ar na sua área de influência direta, para o momento atual, passado ou futuro.

Os estudos de impacto na qualidade do ar são parte fundamental e obrigatória dos EIA/RIMA de empreendimentos que possuem fontes significativas emissoras de poluentes atmosféricos. Estes estudos também podem ajudar na escolha dos sistemas de controle ambiental mais eficazes, bem como no projeto desenho de redes de monitoramento da qualidade do ar.

Concentrações de PM10 - MalaysiaConcentrações de PM10 – Malaysia

Modelagem da dispersão de poluentes na atmosfera
É uma poderosa ferramenta utilizada na gestão ambiental, que permite a determinação do impacto na qualidade do ar provocado pela emissão de poluentes atmosféricos em uma ou múltiplas fontes, considerando ainda as condições meteorológicas e a caracterização do uso e ocupação do solo da área modelada.

Utilizamos uma ampla gama de modelos matemáticos de última geração, homologados por entidades acreditadas internacionalmente, tais como os modelos CMAQ (Community Multi-scale Air Quality Model), CALPUFF, AERMOD, dentre outros.

A EcoSoft tem mais de 19 anos de experiência na utilização de modelos de dispersão atmosférica, tendo realizado mais de 300 trabalhos nesta área. Dispomos de um cluster de computadores com alta capacidade de processamento e profissionais especializados para a execução e interpretação dos resultados.

image003

Relevo da Região de Grande Vitória – ES

Concentrações de Partículas Totais em Suspensão na Grande Vitória - ES

Concentrações de Partículas Totais em Suspensão na Grande Vitória – ES

image008

Concentrações de Partículas Totais em Suspensão na Grande Vitória – ES

Cluster de Alto Desempenho para Processamento de Modelos Matemáticos

Cluster de alto desempenho para processamento de modelos matemáticos

Inventário de fontes emissoras de poluentes atmosféricos
A identificação, caracterização e quantificação das emissões de poluentes atmosféricos em um empreendimento ou em toda uma região metropolitana são realizadas segundo protocolos internacionais e com controle de qualidade de dados.

Os inventários podem incluir fontes estacionárias e móveis, pontuais e difusas, considerando todos poluentes relevantes ou característicos do empreendimento e da região, tais como material particulado (PM, PM10, PM2,5), dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono, compostos orgânicos voláteis, hidrocarbonetos, gases odoríferos, fluoretos, metais pesados, dentre outros. Também podem ser inventariadas as emissões provenientes de aerossóis marinhos, descargas atmosféricas, emissões biogênicas, queimadas, arraste eólico de partículas do solo e superfícies, dentre outras.

A EcoSoft tem grande experiência em inventários de emissões atmosféricas em segmentos produtivos dos ramos de petróleo, siderurgia, mineração, papel e celulose, química, geração de energia, transporte (trens, navios, caminhões e máquinas fora de estrada), etc, além de inventários de emissões urbanas, tais como emissões veiculares, evaporativas, domiciliares e comercias, dentre outras.

Inventário de Emissões Atmosféricas Industriais

Inventário de emissões atmosféricas industriais

image014

Inventário de emissões atmosféricas por veículos automotores

image016

Emissões atmosféricas de vias de tráfego

Avaliação da qualidade do ar e meteorologia
É realizada a partir de dados de monitoramento disponibilizados pelo cliente ou gerados pela EcoSoft, proporcionando o diagnóstico dos níveis de poluentes atmosféricos de uma área de interesse.

A EcoSoft possui estações de monitoramento automáticas móveis de última geração, que possibilitam a medição contínua dos níveis de poluição do ar e condições meteorológicas, utilizando metodologias e equipamentos homologados pela USEPA.

As estações são alugadas pelo tempo desejado (período mínimo de 30 dias consecutivos), sendo que a EcoSoft providencia o transporte, instalação, operação, manutenção e desinstalação da estação, entregando ao cliente o relatório detalhado das medições, juntamente com as análises de interpretação dos dados gerados.

Radares de Poluentes Indicam a variação da concentração de poluentes em função da direção do vento

Radares indicando a variação da concentração de poluentes em função da direção do vento

image035

Variação das concentrações de O3, NOx e COV ao longo de 24 horas

Saiba mais.

Avaliação da capacidade de suporte de bacias aéreas
Verificando seu estado atual de saturação em relação aos padrões vigentes, por meio de dados disponíveis ou coletados em campanhas de monitoramento específicas.

À situação atual são adicionados os acréscimos de concentrações de poluentes em decorrência da implantação de empreendimentos previstos, que são calculados através de modelagem matemática, verificando-se a manutenção sustentável da qualidade do ar de toda a região de interesse e o atendimento aos padrões de qualidade do ar vigentes.

Concentrações de NOx

Concentrações de NOx

Zona Industrial com Qualidade do Ar Monitorada Continuamente

Zona industrial com qualidade do ar monitorada continuamente

Projetos de redes otimizadas de monitoramento da qualidade do ar e meteorologia
Os projetos de redes de monitoramento levam em consideração as características geográficas da região, o inventário de fontes emissoras de poluentes e as condições de dispersão de poluentes na atmosfera, proporcionando a melhor relação custo-benefício, além de qualidade e representatividade dos dados gerados.

As técnicas de otimização empregadas nos projetos possibilitam a maximização da área de cobertura da rede de medição e a minimização da quantidade de estações e sensores utilizados, dada uma eficiência de cobertura especificada.

A EcoSoft já projetou mais de 40 redes otimizadas de monitoramento da qualidade do ar no Brasil, África e Ásia, incluindo grandes regiões metropolitanas como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, São Luís, dentre outras.

Cobertura de Monitoramento da Rede Projetada de PM10 – Rio de Janeiro

Cobertura de monitoramento de PM10 – Rio de Janeiro

Avaliação da eficiência e capacidade de suporte de sistemas de controle instalados
Particularmente útil no caso da ampliação da capacidade de produção de um empreendimento, onde é necessário verificar se o sistema de controle já instalado suporta o aumento da produção desejado, sem gerar comprometimento na qualidade do ar ou violar limites de emissão estabelecidos.

Consiste na análise das condições operacionais de um determinado processo produtivo e seus sistemas de controle da emissão de poluentes, verificando os limites de segurança para seu funcionamento.

Caso necessário e viável, são indicadas soluções para ampliar a capacidade de retenção de poluentes do sistema de controle instalado e/ou medidas de controle adicionais necessárias.

Modelagem meteorológica de mesoescala
A EcoSoft utiliza modelos meteorológicos de última geração (como o Weather Research and Forecasting Model-WRF) para o processamento de cenários meteorológicos de alta resolução espacial para previsão do tempo e reanálise de condições meteorológicas ocorridas em qualquer localidade do planeta nos últimos 10 anos.

Além da previsão do tempo, este tipo de modelagem é amplamente utilizada para a produção de dados para a aplicação em modelos analíticos e numéricos de dispersão atmosférica, tais como AERMOD, CALPUFF e CMAQ.

image047

Campo de ventos modelado

Campo de vento RMRJ – Modelo WRF

Campo de vento RMRJ – Modelo WRF

Campos de Vento e Isolinhas de Temperatura

Campos de vento e isolinhas de temperatura

Gif Animado - temperatura

Temperatura

Licenciamento ambiental
Licenciamento e regularização ambiental de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte, também em parceria com diversas empresas de renome no Brasil.

Elaboração de projetos de sistemas de controle da poluição do ar, água e solo
A EcoSoft dispõe de equipe especializada e 20 anos de experiência na elaboração de projetos de sistemas de controle da emissão de poluentes e/ou realização de melhorias no processo produtivo, auxiliando nossos clientes na adoção de soluções sustentáveis para suas atividades produtivas.

Elaboração de planos de ações de melhoria
Recomendado quando um processo ou empreendimento necessita reduzir suas emissões de poluentes atmosféricos, visando atender aos padrões de emissão ou a padrões de qualidade do ar no seu entorno.

Inventário de emissão de gases de efeito estufa (GEE ou GHG)
São elaborados segundo critérios e metodologias reconhecidas internacionalmente, recomendadas pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) – Guideline 2006, IFC (International Finance Corporation), International Organization Standardization (ISO), GHG Protocol – World Resources Institute (WRI) e Programa Brasileiro GHG Protocol.

Os inventários abrangem as emissões diretas (Escopo 1) e indiretas (Escopo 2 e 3), permitindo a identificação e caracterização qualitativa da natureza das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) imputáveis ao empreendimento inventariado, englobando os GEEs contemplados pelo Protocolo de Kyoto:

(i) dióxido de carbono,
(ii) metano,
(iii) óxido nitroso,
(iv) hidrofluorocarbonetos,
(v) perfluorocarbonetos,
(vi) hexafluoreto de enxofre.

Projeto de chaminés
Tem como objetivo minimizar os impactos ambientais provocados pela emissão de gases e partículas na atmosfera de sua área de influência direta.

Chaminés bem projetadas podem reduzir substancialmente os impactos de suas emissões na qualidade do ar nos seus arredores, sendo uma importante consideração a ser considerada em empreendimentos com diversas chaminés e emissões significativas.