Estudos e projetos ambientais

Inventários de emissões atmosféricas

Ler mais

Importantes instrumentos de gestão ambiental, os inventários de emissões atmosféricas são elaborados para identificar, caracterizar e quantificar as fontes emissoras de poluentes atmosféricos, de origem natural ou antropogênica, presentes em empreendimentos, cidades ou regiões.

Os inventários elaborados pela EcoSoft evidenciam as fontes mais relevantes, potencializando a definição de estratégias, ações e metas para a redução das emissões, com foco na melhoria da qualidade do ar.

Os inventários de emissões são também fundamentais para a aplicação de modelos matemáticos de dispersão de poluentes na atmosfera, outra especialidade da EcoSoft, que possibilitam estabelecer as relações entre causa e efeito relacionadas às emissões de poluentes e a qualidade do ar.

Ver menos

Modelagem atmosférica

Ler mais

Os modelos de dispersão de poluentes na atmosfera são poderosas ferramentas que permitem a avaliação do impacto na qualidade do ar provocado pelas emissões de poluentes atmosféricos.

Utilizamos uma ampla gama de modelos matemáticos de dispersão atmosférica, incluindo:

– AERMOD (AERMIC Model)
– CMAQ (Community Multi-scale Air Quality Model)
– CALPUFF (California Puff Model)

Utilizamos também o modelo WRF (Weather Research and Forecasting Model) para a previsão do tempo e reanálise de condições meteorológicas. Este tipo de modelagem é amplamente utilizado para a produção de dados para a aplicação nos modelos de dispersão atmosférica.

A EcoSoft dispõe de um cluster de computadores dedicado ao processamento de modelos atmosféricos, capaz de processar malhas de alta resolução e longos períodos de análise.

Ver menos

Estudo de caracterização química da poluição

Ler mais

Além de conhecer os níveis de poluição atmosférica de uma região, muitas vezes também é importante conhecer a sua composição.

A caracterização química de partículas possibilita detectar a origem de poluentes presentes em uma região, de acordo com análise de materiais traçadores. Esse tipo de estudo também é conhecido como Source Apportionment.

A partir da caracterização de partículas coletadas nas fontes emissoras e nos receptores de interesse, utilizamos o modelo CMB (Chemical Mass Balance) para estabelecer a relação entre as prováveis fontes e os receptores. Utilizamos equipamentos especializados para realizar a coleta dessas amostras e dispomos da experiência necessária para essa tarefa, além de contarmos com laboratórios parceiros para a determinação da caracterização química e morfológica das partículas.

Ver menos

Fluidodinâmica computacional

Ler mais

A fluidodinâmica computacional ou CFD (Computational Fluid Dynamics) se refere à simulação numérica para a solução das equações diferenciais de dinâmica dos fluidos e a transferência de calor.

Fazemos uso dos mais poderosos aplicativos de CFD para entender melhor os fenômenos atmosféricos e acrescentar maior embasamento aos estudos e projetos elaborados pela EcoSoft.

Unimos esses recursos ao conhecimento de nosso corpo técnico para obter excelência nas soluções ambientais que propomos aos nossos clientes.

Ver menos