ECOPS na mídia: inovação da EcoSoft repercute no Espírito Santo e ganha projeção nacional
12/11/2025 4:00 pm
O monitor ECOPS da EcoSoft chamou a atenção da imprensa e órgãos ambientais após sua integração à rede de monitoramento do Estado. Até o primeiro trimestre de 2026, o ECOPS será instalado em oito estações de monitoramento da qualidade do ar na Grande Vitória. Segundo o governador Renato Casagrande, a intenção é ampliar ainda mais o monitoramento: “Somos a única Região Metropolitana com esse trabalho. Estamos aprendendo cada vez mais e, quando tivermos maior maturidade nesse acompanhamento, podemos ampliar para o interior”. A expectativa é de expandir até 13 estações futuramente.
Apresentação do ECOPS no Palácio Anchieta em 28/10/2025. Da esquerda para direita: Fabrício Gandini – Deputado Estadual e presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa; Renato Casagrande – Governador do Espírito Santo; Luiz Cláudio Santolim – Sócio Administrador da EcoSoft; Dr. Marcelo Lemos Vieira – Promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo do MPES.
Com tecnologia inédita, o equipamento é um marco tecnológico, sendo o primeiro no mundo capaz de medir com qualidade, de forma automática e contínua, tanto partículas sedimentáveis (PS, popularmente chamado de “pó preto”) quanto partículas em suspensão (PTS, MP10, PM2.5 and PM1.0), entregando dados em tempo real para gestores públicos e empresas.
Vinícius Rocha Silva, coordenador de Qualidade do Ar e Áreas Contaminadas do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), explicou: “Hoje o acompanhamento é feito por duas redes: uma manual, que coleta poeira sedimentável por meio de baldes trocados mensalmente e analisados em laboratório, e outra automática, que monitora gases e partículas finas (PM10 e PM2,5) de forma contínua. O novo sistema vai automatizar também o monitoramento da poeira sedimentável, permitindo medições de hora em hora. É um ganho enorme para o controle ambiental”.
A EcoSoft desenvolve e fabrica o ECOPS integralmente em sua sede em Vitória – ES, utilizando tecnologia 100% capixaba. O equipamento está em operação em diversos clientes no Brasil e tem sido aperfeiçoado a cada versão desde seu lançamento em 2020. O monitor ECOPS oferece ainda versatilidade, grande portabilidade, facilidade de instalação e operação, além de baixo consumo de energia e comunicação direta a sistemas de informação baseados na internet. O ECOPS é uma solução completa, compacta, precisa e de baixo custo para o monitoramento da poluição atmosférica por material particulado.
Monitor ECOPS instalado nas estações de monitoramento da qualidade do ar de Laranjeiras – Serra e Ilha do Boi – Vitória.
O deputado Fabrício Gandini, presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, comemorou a novidade: “Essa conquista é uma vitória da ciência capixaba e da transparência. Ter uma tecnologia criada aqui, que protege a saúde da população e oferece respostas rápidas sobre a qualidade do ar, é um marco histórico para o Espírito Santo”. Gandini publicou em seu perfil no Instagram um post destacando a relevância do projeto e a liderança tecnológica capixaba:
Ver essa foto no Instagram
Grandes portais como Tribuna Online, A Gazeta, Folha Vitória e muitos outros ressaltaram o avanço tecnológico que o ECOPS representa para o monitoramento de partículas sedimentáveis, possibilitando medições com uma rapidez e precisão nunca antes vistas. “O ECOPS foi desenvolvido após uma tentativa frustrada com um equipamento francês que não se adaptou às condições locais. O sucesso do modelo capixaba representa um marco de inovação tecnológica e soberania ambiental para o Estado.” – pontua a Revista Conexão ES.
Links para as matérias jornalísticas:
Tribuna Online – “Novo sistema vai monitorar pó preto em tempo real na Grande Vitória”
A Gazeta – “Novos equipamentos vão medir qualidade do ar e pó preto na Grande Vitória”
Folha Vitória – “Novo sistema vai monitorar pó preto na Grande Vitória em tempo real”
Conexão ES – “Tecnologia capixaba revoluciona o combate ao pó preto na Grande Vitória”
Folha do ES – “Aparelho eletrônico vai medir poluição em tempo real”
Sul Capixaba – “Do balde ao digital: Grande Vitória terá monitoramento do pó preto em tempo real”
Portal SBN – “Aparelho eletrônico vai medir poluição em tempo real”
Plenária Capixaba – “Novo sistema vai medir pó preto em tempo real”

